O exercício físico é a ferramenta mais acessível hoje para ajudar na saúde mental e no bem-estar. O estilo de vida de hoje, com suas pressões sociais, econômicas e pessoais, não permite que a gente tenha se quer tempo para coisas simples e tão vitais como uma caminhada no parque. Se soubéssemos o quanto esse pequeno hábito de caminhar traz de melhora no nosso bem-estar, não deixaríamos nem um dia de cultivar esse hábito, conhecendo o benefício dos exercícios.
Embora muitas vezes associamos a atividade física ao benefício físico, muscular , ela também é fundamental na saúde mental. Diversos estudos demonstram que a prática regular de exercícios promove uma sensação geral de bem-estar e equilíbrio emocional.
A Conexão Entre Corpo e Mente
Quando praticamos exercícios físicos, o corpo libera os chamados “hormônios da felicidade”. Esses compostos têm a capacidade de melhorar o humor, reduzir os níveis de estresse e aumentar a sensação de prazer e satisfação.
Por isso, quando nos exercitamos, não estamos apenas trabalhando o nosso corpo, mas também ajudando a nossa mente a se sentir melhor. A conexão entre corpo e mente é indissociável, e cuidar de um reflete diretamente no outro.
Quando saio para correr vejo que minha mente é forçado a pensar no momento, durante a corrida não existe distração de telefones ou outros estímulos eletrônico. É um momento de conexão da mente com o corpo. Mantendo essa conexão durante toda a corrida.
Redução do Estresse e Ansiedade
Um dos maiores benefícios do exercício para a saúde mental é a sua capacidade de reduzir o estresse e a ansiedade. A prática regular de atividades físicas pode ajudar a regular o corpo, proporcionando uma sensação de relaxamento e bem-estar.
Os exercícios aeróbicos, como a corrida, a caminhada rápida e a natação, são especialmente eficazes na redução dos níveis de estresse. Eles ajudam a “liberar” a tensão acumulada e promovem um estado de calma. Além disso, ao praticar atividades físicas, o foco do indivíduo se desloca para a tarefa em mãos (como a corrida ou o treino), o que ajuda a interromper o ciclo de pensamentos ansiosos e a “limpar” a mente. O exercício força você a se concentrar em uma única coisa, mantendo seu foco no agora. Isso tira ,mesmo que seja somente durante os exercícios, a sua ansiedade, seus pensamentos das preocupações do futuro ou fatos do passado.
Melhora do Humor e Prevenção da Depressão
Exercícios como a caminhada, o ciclismo, o yoga e a musculação podem estimular o seu corpo a melhorar o seu controle do humor e das emoções.
O impacto positivo do exercício na depressão está relacionado, em grande parte, ao aumento da circulação sanguínea no cérebro e à ativação de áreas responsáveis pelo controle emocional. Além disso, a sensação de conquista e os progressos visíveis que ocorrem com a prática regular de atividades físicas podem aumentar a autoestima e a autoconfiança, o que também contribui para a melhoria do estado emocional.
Não é necessário fazer um triathlon para aumentar sua autoestima e sua autoconfiança. Você ter conseguido melhorar em 5 segundos seu tempo, você ter conseguido realizar aquela sequência de exercício ou até mesmo ter conseguido realizar os exercícios todos os regularmente, isso já basta para verificar que você está melhor e sua autoestima já aumenta. Pequenos ganhos, já trazem grandes benefícios.
Aumenta a Qualidade do Sono
O sono é um componente essencial para a saúde mental, e a falta de descanso adequado pode agravar problemas como ansiedade, estresse e depressão. A prática de exercícios físicos está diretamente associada à melhoria da qualidade do sono. Quando nos exercitamos, nosso corpo tende a se tornar mais cansado,mas de uma maneira saudável, o que facilita o processo de adormecer e mantém o sono profundo por mais tempo.
Além disso, atividades físicas ao longo do dia ajudam a regular o ritmo do seu corpo, o que também contribui para um sono mais reparador.
Agora temos que ter cuidado como o seu corpo trabalha. Nem todos conseguem fazer exercícios intenso próximos ao horário de dormir. Para alguns isso pode acabar tendo um efeito contrário e atrapalhar o sono até o corpo se acalmar.
Estabelecimento de Rotinas e Conexões Sociais
A prática de exercícios também pode ser uma excelente oportunidade para estabelecer uma rotina saudável. Ter um horário reservado para a atividade física ajuda a criar disciplina e a organizar melhor o dia. Além disso, o exercício pode se tornar um momento de socialização. Atividades em grupo, como aulas de dança, corridas coletivas ou esportes em equipe, são uma excelente maneira de fortalecer vínculos sociais e reduzir sentimentos de solidão e isolamento, que são fatores de risco para transtornos mentais.
Interagir com outras pessoas que compartilham os mesmos interesses pode proporcionar uma sensação de pertencimento e apoio emocional, o que tem um impacto positivo na saúde mental.
O Exercício Como Prevenção
A prática regular de atividade física ajuda na saúde mental. desempenha um papel preventivo, ajudando a proteger a mente contra o desenvolvimento de doenças como ansiedade e depressão.
Quanto mais cedo alguém adotar um estilo de vida ativo, menores as chances de experimentar esses transtornos em um futuro próximo.
Confiança
Manter seu exercício e manter seu corpo saudável traz também confiança. Saber que você é capaz de ter força para andar até um lugar, ajudar a carregar coisas e ajudar as pessoas, ajuda na nossa autoestima.
Estar com o corpo em dia muda até nossa postura e aumenta nossa confiança. Uma postura correta é o primeiro passo para termos uma saúde mental correta e um espírito de ver a vida de forma mais saudável.
Exercício Como Aliado da Saúde Mental
Os benefícios vão desde a redução do estresse e da ansiedade até a melhoria do humor, da autoestima e da qualidade do sono. As atividades físicas fortalecem a mente e o corpo.
Qualquer tipo de atividade física que você goste de praticar pode ser benéfica, seja uma caminhada ao ar livre, uma aula de yoga ou um treino de musculação na academia. O importante é manter a consistência e encontrar uma prática que se encaixe no seu estilo de vida.
Portanto, se você deseja melhorar a sua saúde mental, a resposta pode estar em se movimentar. Coloque-se em movimento e aproveite todos os benefícios que o exercício pode proporcionar para a sua mente e o seu corpo.