O livro “Como Evitar a Preocupação e Começar a Viver” de Dale Carnegie, publicado pela primeira vez em 1948, apesenta uma visão sobre a preocupação e oferece uma forma de lidar com as preocupações excessiva e cultivar uma vida mais tranquila e produtiva.
A preocupação é uma resposta natural a desafios e incertezas, mas quando se torna um hábito constante, ela pode afetar seriamente nossa saúde mental, emocional e até física. O livro apresenta maneiras de lidar com os pensamentos de preocupações que muitas vezes nos dominam.
O principal ponto do livro é pensar em como não deixar a preocupação se tornar um hábito. Deve-se entender o que traz a preocupação e utilizar técnicas para controlar e reduzir as preocupações.
Viver no presente – Em compartimentos Fechados
Logo no início o livro “Como Evitar a Preocupação e Começar a Viver” fala dos benefícios de viver no momento presente. Dizendo para vivermos em um compartimento fechado. Ele nos convida a deixar de lado o peso do passado e o temor do futuro, focando no agora. De acordo com Carnegie, grande parte de nossa preocupação vem da tendência de ruminar sobre erros passados ou antecipar problemas futuros, muitos dos quais nunca se concretizam. A chave para reduzir a ansiedade, portanto, é nos concentrarmos nas tarefas do dia a dia e agir com foco no presente.
O livro fala em viver em compartimento fechado, sem olhar o futuro ou passado.
Ele ilustra isso com um conceito simples, mas profundo: “Hoje é o dia em que você pode viver”. Esse princípio ajuda a reduzir o medo do futuro, porque ele nos lembra que o futuro, com suas incertezas, ainda não chegou, e o que importa é o que podemos fazer agora para ter uma vida mais significativa.
Três passos de William H Carrier para Evitar Preocupação
No livro é apresentado os 3 passos de Willima H Carrier para controlar as preocupações.
Primeiro é entender qual o problema, o que esta trazendo esse sentimento de preocupação. Entendendo qual a pior coisa que pode acontecer.
Então deve-se preparar para o pior. Sugere-se que, em vez de lutar contra aquilo que não podemos mudar, devemos aprender a aceitá-lo.
O Terceiro passo é pensar o que podemos fazer caso o pior aconteça, como vamos diminuir seu efeito e seguir com a nossa vida.
Com esses 3 passos o objetivo é trazer a preocupação para um contexto conhecido e controlado.
A preocupação excessiva sobre o futuro, por exemplo, perde força quando decidimos que “faremos o nosso melhor e lidaremos com as consequências à medida que elas chegarem”. Isso, segundo Carnegie, é uma maneira eficaz de aliviar o fardo da preocupação.
Cultivar uma atitude positiva
Um do pontos para evitar a preocupação excessiva é adotar uma mentalidade positiva. A forma como reagimos aos acontecimentos da vida pode determinar o impacto que eles têm sobre nós. No livro é colocado que devemos escolher como reagir a uma situação. Devemos aceitar o inevitável e reagir a ele.
Esse pensamento não significa ignorar os problemas, mas sim abordá-los de uma maneira mais equilibrada e procurando diminuir seus efeitos. Como é dito no livro “ os que não sabem como combater a preocupação morrem cedo”.
“A nossa vida é o que nossos pensamentos fazem” , então mantenha seus pensamentos positivos e transforme sua vida.
A importância da ação
O livro também fala da importância de agir para evitar a preocupação. Muitas vezes, a preocupação surge quando ficamos parados diante de um problema, postergando qualquer ação e não tomamos nenhuma atitude.
Como é colocado no livro a frase de George Bernard Shaw “ O segredo de se sentir infeliz é ter tempo para se preocupar com o fato de ser ou não infeliz”. Voltando para a idéia que devemos nos manter ocupado.
A recomendação do livro é simples, mas poderosa: “Não se preocupe, tome uma atitude.” Ao tomar ações concretas, podemos diminuir a incerteza e, consequentemente, a ansiedade. Mesmo que não tendo certeza que a ação irá resolver o problema , deve-se começar a tomar ação. Colocando a cabeça na solução vai levar a um pensamento direcionado e a solução vai chegar. Evitando assim a preocupação excessiva.
Evite os insetos
O livro também traz uma visão sobre as coisas pequenas, os chamados pequenos insetos. Algumas vezes as pessoas acabam se preocupando e se afetando com coisas muito pequenas do seu dia-a-dia. Essas coisas pequenas acabam se acumulando e se tornam um problema grande.
Um exemplo disso é ficar se preocupando excessivamente com coisas como o tempo da próxima semana. Será que vai chover? Será que vai fazer muito calor? . Essa preocupação com um fator que não controlamos e distante, não vai alterar nosso presente e só vai trazer mais preocupações para o momento.
Caso esse tipo de preocupação apareça, o melhor é usar os 3 passos de William H Carrier explicado nos tópicos acima. Acabando o mais rápido possível com essas preocupações pequenas.
Possibilidade de acontecer
Um fator importante da preocupação é entender qual a probabilidade dessa preocupação realmente acontecer. A maioria das nossas preocupações nem acabam acontecendo.
Ficamos preocupados com a possibilidade de tudo acontecer, mas nem metade chega a realmente acontecer.
Estando preparado para o pior, as que chegam a acontecer não afetam a gente. Já que estão estamos prontos para o pior e saberemos aceitar o inevitável.
Conclusão: Comece a Viver Hoje e Evite a Preocupação
*Como Evitar a Preocupação e Começar a Viver* é mais do que apenas orientações de como superar as preocupações.; é um relato de vários casos reais sendo descritos por Dale Carnegie. Ao adotar os princípios de Dale Carnegie — viver no presente, aceitar o que não podemos controlar, ver problemas como oportunidades, cultivar uma atitude positiva e agir com determinação — podemos deixar para trás os hábitos de preocupação que limitam nossa felicidade.
Devemos encante der quem somos, procurando sempre melhorar. Não devemos nos comparar com os outros. Precisamos aprender a ter gratidão, ver a benção de tudo que nós é dado. Saber transformar os momentos difíceis em oportunidades. Preocupação deve ser avaliada, tirar o desconhecido da frente e mudar nossa forma de pensar.
“Só nós mesmo somos capazes de mudar nossa forma de pensar” mude suas preocupações em oportunidades.